A finalidade do PPRA para as empresas.


Este programa pertence a um conjunto de Normas Regulamentadoras regido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Visa a preservação da saúde e integridade do trabalhador, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente controle da ocorrência de riscos ambientais de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos natuais.
Fonte: Segurança e Medicina do Trabalho - 73ª edição - pág. 101

PPRA, o que é?

Significa PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS.
É um programa de ação que deve ser executado contra os riscos ambientais com a iniciativa de reduzir a exposição do colaborador aos riscos apontados. Além de ser, também, um documento fiscal.

Minha empresa/instituição é obrigada fazer o PPRA?

Conforme a Norma Regulamentadora- NR 9.1 do Ministério do Trabalho, é estabelecida a obrigatoriedade da elaboração  e implementação do documento PPRA para todas as empresa/instituições que tenham empregados.
Deve ser feito o PPRA para cada estabelecimento da empresa.

Qual é o objetivo do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?

Sua finalidade é manter a integridade e saúde do trabalhador. Tem como objetivo antecipar, reconhecer , avaliar  e controle da ocorrência de riscos ambientais do trabalho, levando em consideração os agentes químicos, físicos e biológicos.

Validade do PPRA?

Conforme a NR 9.2.1.1 – “Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para  avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.” (C=109.048-8/I=3/T=S)
Fonte- Segurança e Medicina do Trabalho - 73ª edição - pág. 101

Quem pode realizar o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais para minha empresa/instituição?

Conforme a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho - NR 9.3.1.1:
“A elaboração,  implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.”
Fonte- Segurança e Medicina do Trabalho  - 73ª edição - pág. 102

Se a sua empresa não tem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, você deve procurar uma empresa de Consultoria em Segurança do Trabalho para a orientação, elaboração e implementação do PPRA.

Nota: Consulte o Dimensionamento do SESMT - conforme NR 4 para saber se sua empresa precisa de Consultoria em Segurança do Trabalho.


Consultoria em Segurança do Trabalho - Dimensionamento do SESMT


Conclusão:

Uma boa gestão em Segurança do Trabalho e sua implantação, garantirá melhores resultados  na prevenção de riscos, acidentes e saúde do seu colaborador e assim um rendimento maior na sua produção.


Caso sua instituição/empresa ou sua equipe do SESMT tenha necessidade de mais informações sobre esse assunto, fale com a CONSULTORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO - PAZINI ENGENHARIA | Tel.: (011) 9.5077.7744 | E-mail: omar@opazini.com.br  |  www.opazini.com.br

By E-Lima 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dimensionamento da CIPA

Por que realizar o PCMSO?